Engenheiro de 38 anos é indicado para presidência do BNDES

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 17/06/2019 às 20:41 | Atualizado em: 17/06/2019 às 20:41

O secretário-adjunto de Desestatização e Desinvestimento, Gustavo Montezano (foto), será o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O nome foi anunciado, no início da noite desta segunda-feira (17), pelo Ministério da Economia, em nota oficial.

Auxiliar direto do secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, Montezano precisará ter a indicação aprovada pelo Conselho de Administração do BNDES.

Graduado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e mestre em Finanças pelo Ibmec, Montezano tem 17 anos de carreira no mercado financeiro.

Sócio do Banco Pactual, atuou como responsável pela área de crédito, resseguros e project finance (financiamento de projetos) e foi diretor-executivo da área de commodities do banco em Londres. Monezano tem 38 anos. Leia mais na Agência Brasil.

 

Maia critica demissões

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reagiu indignado com a demissão do presidente do BNDES, Joaquim Levy, e do assessor dele, Marcos Pinto. Ambos serviram ao governo do PT. Embora a decisão tenha partido do presidente Jair Bolsonaro, a demissão acirrou a briga entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e Maia. Em evento da Band News, na manhã desta segunda-feira (17), o parlamentar afirmou que a demissão do diretor Marcos Pinto e de Levy foi “uma covardia sem precedentes”. Confira a reação de Maia no Metrópoles.

 

Prisão de hackers

O ministro do Supremo Alexandre de Moraes disse, nesta segunda (17), que ‘é caso de polícia’ o ataque de hackers a comunicações pessoais e vazamento de diálogos atribuídos a procuradores da Operação Lava Jato e ao ex-juiz Sérgio Moro.Alexandre defendeu prisão para os hackers. “A ação (dos hackers) é questão de polícia. Eles devem ser alcançados, devem ser punidos, devem ser presos”, afirmou o ministro, que preside o inquérito das fake news contra o Supremo. “Aqui é uma atividade ilícita”, disse Alexandre. Veja a matéria no Estadão.

 

Sistema S para idosos

Projeto de lei (PL 3469/2019) determina que as entidades do chamado Sistema S criem ações de apoio à população idosa, especialmente destinadas às pessoas que precisam de ajuda para as tarefas diárias. O projeto é de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e aguarda relator na Comissão de Direitos Humanos. A informação é da Agência Senado.

 

Odebrecht pede socorro

A Odebrecht S.A., um dos maiores conglomerados empresariais do país, formalizou, nesta segunda-feira (17), na Justiça de São Paulo um pedido de recuperação judicial, informa o G1. O processo ficará a cargo do juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais.

Em comunicado, a companhia informou que o processo envolve R$ 51 bilhões de dívidas passíveis de reestruturação. Outros R$ 14,5 bilhões são compostos sobretudo por dívidas lastreadas em ações da Braskem e não passíveis de reestruturação. Leia texto completo no G1.

 

Foto: Agência Brasil