Falta de vacinas obriga que cinco capitais parem imunização

São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa aplicarão somente a segunda dose do imunizante contra o coronavírus

Butantan depende de matéria prima da China para fase final de fabricação da Coronavac

Mariane Veiga

Publicado em: 22/06/2021 às 11:29 | Atualizado em: 22/06/2021 às 11:49

Cinco capitais suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina da Covid-19 nesta terça-feira (22): São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa alegaram falta de doses para continuar a vacinação. As outras 22 capitais aplicam a vacina normalmente.

Os governos de Aracaju e Florianópolis disseram não ter previsão de recebimento de estoque para aplicação de primeiras doses, e o governo paulista atribuiu a escassez ao atraso nas entregas do Ministério da Saúde. Em Campo Grande, a secretaria municipal de Saúde disse que quer completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose.

Em João Pessoa, a prefeitura disse que vai focar a aplicação de segundas doses enquanto aguarda a chegada de novo lote de vacina.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que envia as doses com base na população-alvo da campanha e que recomenda aos gestores locais que sigam à risca o plano nacional de operacionalização da vacinação.

Conforme o ministério, a responsabilidade pela distribuição de doses aos municípios é da gestão estadual.

Portanto, a suspensão pode afetar o avanço da vacinação em faixas etárias mais jovens.

Leia mais no G1.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil