Seap diz que houve tentativa de fuga em presídio que vai abrigar Melo e ex-secretários

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 01/01/2018 às 10:45 | Atualizado em: 01/01/2018 às 10:52
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, por meio de nota à mídia, que neste domingo, dia 31, o mais novo presídio do Amazonas e único que não tem superlotação registrou uma tentativa de fuga. A tentativa de fuga no Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2) ocorreu, segundo a Seap, por volta de 21h e foi “frustrada pela Polícia Militar do Amazonas e pela própria secretaria”.
Assume tentativa
Segundo a nota, um interno foi visto por um dos policiais da guarita no telhado da unidade. Ainda segundo a Seap, uma equipe operacional que estava de plantão se deslocou para o local e foi realizada uma contagem dos detentos da unidade. Ficou constatado após o procedimento que nenhum detento havia fugido.
Motim negado
No dia 22 de dezembro, a Seap por meio de notas e o secretário da Seap, coronel Cleitman Rabelo Coelho, em declarações à mídia, negaram que houvesse qualquer alteração na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) quando começaram a circular informações sobre o assunto. Disseram que o que estava ocorrendo no local, unicamente, era um procedimento rigoroso de revista preventivo para período do final do ano, que já havia ocorrido em outras unidades.
PM confirmou
Policiais militares, no entanto, informaram à mídia que os detentos da UPP, que é uma unidade superlotada, fizeram motim e se negaram a voltar para as celas como protesto em função da determinação de que não teriam visita de familiares nos dias 25 e 1º de janeiro.
Riscos no CDPM 2
A Seap informou à Justiça Federal que o CDPM 2 apresenta riscos de morte ao ex-governador José Melo (Pros) e o ex-secretários Wilson Alecrim, Pedro Elias, Evandro Melo e Afonso Lobo. Diz que numa eventual rebelião os mesmos seriam alvos preferenciais de facções. Durante o plantão da justiça federal, os juízes discordaram sobre os riscos e houve sentença que liberou Melo e concedeu prisão domiciliar para os demais, o que foi desfeito ontem pela juíza Ana Paula Serizawa.
Veja a nota da Seap deste dia 1º de janeiro na íntegra:
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que na noite do último domingo (31/12), por volta das 21h, o Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II) registrou uma tentativa de fuga que foi frustrada pela ação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Seap. Um interno foi avistado no telhado da unidade por um dos policiais da guarita. A equipe operacional da Seap que estava de plantão se deslocou ao ramal para verificar a situação. Foi realizada uma contagem de presos na unidade, constatando que nenhum detento havia fugido.
A Seap ressalta que a situação não foi um princípio de rebelião como estava circulando nas redes sociais.
Veja a nota do dia 22 de dezembro:
NOTA – OPERAÇÃO NA UPP
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que não procede a informação de que a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) está registrando uma movimentação de rebelião no início da noite desta sexta-feira (22/12). A UPP passou por uma ação de revista na manhã desta sexta, procedimento este que faz parte da “Operação Cerberus” da Seap com as Forças do Sistema de Segurança Pública do Amazonas.
No momento a unidade passa por um procedimento de transferência de presos com o intuito de evitar alterações e para garantir o controle da unidade. As ações da operação estão transcorrendo dentro da normalidade, sem alteração ou movimentação que prejudique a ordem da UPP.
http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/titular-da-seap-nega-mas-policiais-confirmam-clima-tenso-em-presidio/
http://amazonas.bncamazonia.com.br/rapidinhas/o-primeiro-dia-dos-presos-da-custo-politico-no-presidio-cdpm-2/
http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/juiza-manda-melo-e-ex-secretarios-de-volta-para-a-cadeia/