“Isso aqui virou um parlamento mesmo”, diz Belão durante debates de projetos na ALE-AM

Publicado em: 20/12/2017 às 15:00 | Atualizado em: 20/12/2017 às 15:01
“Isso aqui virou um parlamento mesmo”. Do deputado estadual Belarmino Lins (PMDB), que está no 7º mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), durante calorosos debates no plenário da Casa a cada votação de matérias enviadas pelo Governo do Estado, na manhã desta quarta-feira, dia 20.
Debates, vistas e alterações
Parlamentares da base, da oposição e os chamados independentes discutiram a maioria das matérias do governo antes da votação. Votações apertadas, alterações dos textos do governo e pedidos de vista para retirar propostas do Governo da votação por parte de parlamentares da oposição foi o cenário da votação desta quarta-feira.
Nas votações em Governos anteriores, a leitura das matérias é feita de forma rápida e havia pouco ou quase nenhum debate.
Roucos
Nos corredores da ALE-AM, a brincadeira entre funcionários é que os deputados da liderança do Governo Dermilson Chagas (PEN), Donmarques Mendonça (PSDB) e Vicente Lopes (PMDB) iam terminar o dia roucos de tanto serem acionados a rebater as manifestações dos demais.
Sui generis
Além de dizer que a ALE-AM finalmente tinha virado um parlamento, Belão disse que a votação desta quarta-feira era histórica: “Nunca vivemos um momento assim aqui. Esse é um momento sui generis“, disse.
Hein?
Quem foi pego de surpresa com a nova ordem da ALE-AM em votações foi o deputado Orlando Cidade (Podemos) que, ao ser acionado para explicar um projeto de interesse do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), coçou a cabeça, tentou ler papéis, virou páginas rápido e disse: “Deixa eu dar uma olhada aqui”.
Pediu ajuda dos universitários
Depois da votação de dois projetos, Orlando voltou para explicar o projeto que relatou, introduzindo assim sua fala: “Já falei aqui com o deputado Serafim”, afirmou.