Ministro decide que redução de salário só com aval de sindicatos

Ministro do Supremo julgou ação impetrada por partido, que questiona também redução da jornada de trabalho.

ministero, reducao, salario, sindicatos

Publicado em: 06/04/2020 às 20:39 | Atualizado em: 06/04/2020 às 20:39

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou sobre a redução de salários e de jornada de trabalho. De acordo com ele, tais medidas só terão validade após a manifestação de sindicatos. A publicação é do Jornal de Brasília.

Segundo O Globo, a decisão foi tomada em uma ação da Rede Sustentabilidade contra a medida provisória 936 do governo. Por meio da MP, as regras trabalhistas ficaram flexibilizadas.

Portanto, Lewandowski lembrou que o artigo 7º da Constituição Federal traz uma série de dispositivos que protegem trabalhadores.  

Pela decisão do ministro, a medida faz parte do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Esse programa foi criado com o objetivo é evitar demissão durante o período da crise provocada pelo coronavírus. Na hipótese de os sindicatos não se manifestarem, o acordo fica valendo. 

“Tudo indica que a celebração de acordos individuais ‘de redução da jornada de trabalho e redução de salário ou de suspensão temporária de trabalho’, cogitados na medida provisória, sem a participação dos sindicatos de trabalhadores na negociação, parece ir de encontro ao disposto na Constituição”, escreveu o ministro. Na opinião dela, a decisão será  submetida para referendo do plenário do STF. 

Leia mais no Jornal de Brasília. 

 

Foto: Carlos Humberto/SCO/STF/ arquivo