Novo ataque de Bolsonaro tem vídeo chamando vacinas de ‘porcaria’

O chefe do Executivo compartilhou imagens de um homem chamando a vacina de "porcaria"

Publicado em: 16/12/2021 às 12:29 | Atualizado em: 16/12/2021 às 13:03

O presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou novamente a eficácia das vacinas contra a covid-19 em vídeo divulgado hoje nas redes sociais.

Em resposta à uma publicação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que não citava os imunizantes, o chefe do Executivo compartilhou imagens de um homem chamando a vacina de “porcaria”.

No vídeo, o homem diz que os imunizantes contra a covid são ineficazes porque pessoas vacinadas seguem “passando a doença” e “não estão imunes”.

Na verdade, estudos científicos avaliados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que nenhuma vacina protege 100% de qualquer doença, mas está comprovado que a vacinação reduz o risco de infecção, hospitalização e morte por covid.

“A gente desde que tomou vacina de poliomielite, sarampo, rubéola, o que seja, são vacinas que você tomou e você nunca mais teve aquela doença. Você associou: ‘estou vacinado, estou imunizado, estou imune, não vou pegar mais aquela doença'”, relata o homem, no vídeo divulgado pelo presidente.

“E com esse psicológico aí, todo mundo foi induzido a tomar essa porcaria porque achou que estaria imune”, acrescenta ele, dizendo que as pessoas estão “morrendo de outras causas adversas que estão dando nome de variante ômicron e qualquer outra coisa”.

Leia mais no UOL.

Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República