Os fritinhos de vĂ³
Visitantes e saudosos netos e netas podem apreciar essa iguaria que também é a cara de Parintins

Dassuem Nogueira, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 28/06/2023 Ă s 14:51 | Atualizado em: 28/06/2023 Ă s 17:33
A farinha de mandioca amarela e grossa Ă© uma iguaria produzida e consumida, especificamente, na AmazĂ´nia. Do processo de sua fabricaĂ§Ă£o, faz-se uma sĂ©rie de subprodutos.
Na peneiraĂ§Ă£o da massa da mandioca para a torra da farinha, a massa que nĂ£o passa pelo crivo Ă© a crueira. Dela se faz um mingau quase salgado.
Ao escaldar a crueira com Ă¡gua e Ă³leo, faz-se uma massa densa que se enrola em forma de anel para fritar. É o fritinho de crueira. Essas iguarias tĂªm sabor de casa de vĂ³ parintinense.
Ao lado do de farinha amarela e do de goma de tapioca, os fritinhos sĂ£o a comida da hora da merenda. Perfeitos para acompanhar o cafĂ©.
Os fritinhos sĂ³ sĂ£o saborosos se consumidos, imediatamente, Ă sua feitura. Quando esfria, eles perdem a crocĂ¢ncia. Por isso, atĂ© recentemente nĂ£o era uma iguaria comercial.
Atualmente, os fritinhos ganharam espaço nos cafés regionais pela cidade.
Visitantes e saudosos netos e netas podem apreciar essa iguaria que também é a cara de Parintins.
Leia mais
BodĂ³, a paixĂ£o municipal
Foto: Dassuem Nogueira, especial para o BNC Amazonas