A festa dos que não foram

Hoje em Manaus, além das festas familiares, bares, restaurantes e casas de show fazem festas para assistir as transmissões.

Dassuem Nogueira, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 30/06/2023 às 16:20 | Atualizado em: 01/07/2023 às 14:59

A festa dos bois de Parintins é o maior evento cultural do estado do Amazonas. É um estado de espírito que toma conta dos amazonenses e de quem dela se apossa. Porém, nem todos conseguem chegar até a ilha. 

Mas, mesmo esses, encontram uma forma de brincar de boi. Familiares e amigos que ficam em Manaus, e outras cidades, os órfãos de Parintins, se organizam para assistir a transmissão do festival em suas casas.

Itaguacy Góes, 48 anos, parintinense, há anos não vai a Parintins em função do seu trabalho. Porém, faz o festival da sua família. Tal como se estivesse na ilha, ela enfeita sua casa e faz as comilanças para assistir aos três dias de transmissão.

“O calor da emoção também pede uma cervejinha, essa não pode faltar”, diz, animada.

Para a torcedora do boi Garantido, a vantagem de assistir em casa é o conforto. Contudo, diz que não se compara a assistir o seu boi ao vivo no bumbódromo. Essa é uma emoção única e indescritível.

Ao mostrar a festa de sua cidade a amigos dos dois bois, sente-se muito orgulhosa por ser filha de Parintins. Itaguacy aponta ainda que acha importante a divulgação dos nomes de artistas da ilha.

Leia mais

Pai Francisco e Mãe Catirina no protagonismo merecido

Manaus de olho na transmissão 

Hoje em Manaus, além das festas familiares, bares, restaurantes e casas de show fazem festas para assistir as transmissões.

O bar Luar de Uaicurapá homenageia, em seu nome, uma das mais belas praias do município. O bar, que é reduto de toadeiros na capital, já não tem ingressos para o dia de hoje. Toma conta a ansiedade para o início da grande disputa em todo o Amazonas.

Fotos: Dassuem Nogueira/especial para o BNC Amazonas