Plano de golpe de Bolsonaro tentou ligar Lula a facĂ§Ă£o criminosa
A revelaĂ§Ă£o foi feita por testemunha em depoimento no STF

Publicado em: 14/07/2025 Ă s 19:54 | Atualizado em: 14/07/2025 Ă s 19:59
O ex-analista de inteligĂªncia do MinistĂ©rio da Justiça, Clebson Ferreira de Paula Vieira, declarou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (14) que recebeu ordens para produzir relatĂ³rios que relacionassem Ă¡reas dominadas pela facĂ§Ă£o criminosa Comando Vermelho (CV) a municĂpios onde Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT) teve mais de 75% dos votos no primeiro turno das eleições de 2022.
Segundo Clebson, as ordens partiram de MarĂlia Ferreira de Alencar, entĂ£o secretĂ¡ria de Segurança PĂºblica da pasta, chefiada por Anderson Torres, aliado de Jair Bolsonaro (PL).
O objetivo era mapear possĂveis correlações entre o apoio eleitoral a Lula e o controle do crime organizado.
O ex-servidor relatou que se sentia desconfortĂ¡vel com demandas de cunho polĂtico e chegou a compartilhar sua preocupaĂ§Ă£o com a entĂ£o esposa.
Ele afirmou ainda que a PolĂcia RodoviĂ¡ria Federal (PRF) utilizou parte dos dados para realizar bloqueios e operações de fiscalizaĂ§Ă£o em regiões onde Lula obteve ampla votaĂ§Ă£o durante o segundo turno, em 30 de outubro de 2022.
O depoimento faz parte das oitivas das testemunhas nas ações penais que apuram a tentativa de golpe de Estado apĂ³s as eleições.
Leia mais em Poder360.
Foto: Ricardo Stuckert/Cleber Caetano/PR