PT e PSB próximos de fechar aliança no Amazonas

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 06/06/2018 às 09:03 | Atualizado em: 07/06/2018 às 06:48
As cúpulas nacionais do PT e PSB se reuniram em Brasília nesta semana. Bastidores da reunião indicam que a união entre as siglas no Amazonas está próxima de ser confirmada. Congressistas informaram à coluna que há grandes chances dos partidos estarem aliançados este ano por dois motivos principais. A união favorece a candidatura do presidente da ALE-AM, David Almeida (PSB), ao Governo do Estado, sobretudo no tempo de TV que o partido dos trabalhadores poderia ampliar na candidatura do PSB.
Sem força
O primeiro é que as maiores correntes do PT no Amazonas não são simpáticas à proposta de candidatura própria ao Governo.
Sem nomes
O outro motivo é que o partido não tem um nome forte para a disputa majoritária depois que o deputado estadual José Ricardo recuou da disputa. A postura dele foi reforçada pela a decisão nacional da sigla de priorizar as candidaturas à Câmara dos Deputados após a prisão do ex-presidente Lula.
Cereja
As correntes com menor poder de voto interno no Amazonas também passaram a ser simpáticas a este tipo de aliança.
Reuniões estaduais
O PT adiou, em todo País, as reuniões estaduais e nacionais para definição pré-eleitoral, incluindo a data da convenção nacional. A justificativa do partido é as articulações com partidos de centro-esquerda. Todos os encontros estaduais do PT foram adiados para a data de 27 a 29 de julho. E o encontro nacional deve ser realizado entre os dias 30 de julho e 5 de agosto.
Foto: BNC AMAZONAS