Nesta quinta-feira (25/7), os Estados Unidos anunciaram a prisão de dois chefes do cartel mexicano de Sinaloa: Ismael Zambada García, conhecido como “El Mayo”, e um dos filhos de Joaquín Guzmán, o “El Chapo”. As detenções ocorreram em El Paso, Texas, quando ambos foram abordados pelas autoridades ao desembarcarem de um avião particular, conforme reportado pela agência Reuters.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos destacou que o cartel de Sinaloa é uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas e poderosas do mundo.
Tanto El Mayo quanto o filho de El Chapo enfrentam várias acusações, incluindo tráfico de fentanil e produção de drogas.
El Mayo é uma figura notória no mundo do narcotráfico, cofundador do cartel de Sinaloa.
Seu parceiro, El Chapo, foi extraditado para os Estados Unidos em 2017 e atualmente cumpre pena de prisão perpétua em uma penitenciária de segurança máxima.
Após a extradição de El Chapo, o controle do cartel passou para seus quatro filhos, conhecidos como “Los Chapitos”, que se tornaram alguns dos maiores exportadores de fentanil para os Estados Unidos.
Desde a extradição de El Chapo, o relacionamento entre El Mayo e Los Chapitos tem sido conturbado. Analistas alertam que as prisões dos dois líderes podem desencadear instabilidade ou até mesmo violência no México.
Em fevereiro, promotores federais dos EUA acusaram El Mayo de conspiração para fabricar e distribuir fentanil, uma droga que, segundo as autoridades norte-americanas, é a principal causa de morte entre americanos de 18 a 45 anos.
Leia mais no g1
Foto : reprodução