TRE-AM nega tropas federais a Maués e determina reforço estadual

Neuton Correa
Publicado em: 22/08/2018 às 18:32 | Atualizado em: 22/08/2018 às 18:32
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) negou pedido para que tropas federais sejam enviadas ao município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) para segurança das eleições gerais de outubro.
O pedido foi feito juiz eleitoral da 5ª zona, de Maués.
Durante a sessão de julgamento desta quarta-feira, dia 22, os membros do TRE consideraram que a medida é necessária em eleições municipais e quando os ânimos de grupos políticos locais ficam mais exaltados.
O colegiado do TRE-AM decidiu que forças policiais do estado são suficientes para a garantia do pleito.
Para o caso de emprego de tropas federais, a autorização é dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois de passar por aprovação do tribunal regional.
Gestão integrada da segurança no pleito
O presidente do TRE-AM, João Simões, disse na sessão de hoje que já definiu com as forças de segurança do estado e federal, em reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em julho, o plano de ação para as eleições deste ano.
Desse encontro participaram representantes das Forças Armadas, que estão integradas nesse plano e vão atuar em conjunto com o TRE-AM.
Os órgãos integrantes do GGI estarão prontos para monitorar e dar solução imediata às ocorrências que possa interferir no processo eleitoral, desde a ida às urnas do eleitor, passando pela apuração e até a totalização dos votos.
Foto: Divulgação/TRE-AM