TRE amplia fiscalização com delegados de fora do Amazonas

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 23/08/2017 às 19:13 | Atualizado em: 23/08/2017 às 19:14
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai ampliar neste segundo turno o número de municípios monitorados por delegados federais de fora do Estado com o objetivo de evitar a compra de voto na véspera e no dia da eleição.
No primeiro turno já houve inovação neste sentido. Foram 16 municípios, incluindo Manaus, cuja coordenação da fiscalização era feita por delegados federais de fora do Amazonas. Houve até campana no Aeroclube, Zona Centro-Sul de Manaus, para evitar envio de dinheiro para o interior.
Agora, estes delegados, além de estarem presentes nos mesmos municípios, irão monitorar outros 17. Com isso, serão 33 cidades patrulhadas pela Polícia Federal para evitar ações ilícitas e desequilíbrio na disputa com o abuso do poder econômico
Neste segundo turno, portos oficiais e não oficiais serão monitorados pela Capitania dos Portos. O objetivo maior é evitar transporte ilegal de passageiros.
O diretor-geral do TRE-AM, Messias Andrade, afirma que este tipo de fiscalizações é também um teste para próximos pleitos, a partir de 2018. “O investimento de recursos na fiscalização para evitar compra de votos é tão importante quanto investir para transmitir dados com rapidez”, disse.