Ypê não afasta risco à saúde pública e Anvisa mantém suspensão de produtos

São 24 produtos da marca que oferecem risco, muito além do detergente defendido por bolsonaristas.

Publicado em: 15/05/2026 às 13:34 | Atualizado em: 15/05/2026 às 13:36

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu manter a suspensão de 24 produtos da marca Ypê após apontar risco elevado de contaminação microbiológica na fabricação.

A decisão foi unânime entre os diretores da Anvisa e atingiu detergentes lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes produzidos na unidade de Amparo (SP).

Segundo o diretor-presidente da agência, Leandro Safatle, as medidas adotadas pela empresa ainda não garantem segurança suficiente para liberar os produtos.

A fiscalização encontrou falhas consideradas “sistêmicas” nos processos de controle de qualidade, incluindo problemas na água utilizada na produção e dificuldade para identificar lotes potencialmente contaminados.

Apesar de manter a suspensão da fabricação, comercialização e uso, a Anvisa aceitou parcialmente um pedido da empresa e suspendeu temporariamente o recolhimento imediato dos produtos, desde que a fabricante apresente um plano detalhado para execução da medida.

A Ypê informou que está colaborando com as autoridades sanitárias e afirmou ter iniciado 239 ações corretivas na fábrica paulista. A empresa também anunciou investimento de R$ 130 milhões para adequações estruturais.

O caso ganhou dimensão política nos últimos dias após bolsonaristas defenderem publicamente a marca, mesmo depois dos alertas sanitários emitidos pela agência.

Saiba mais no ICL Notícias.

Leia mais

Foto: reprodução/redes sociais