Após 20 anos de postergação, o condenado Azeredo está preso

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 23/05/2018 às 14:48 | Atualizado em: 17/03/2020 às 08:19
Vinte anos após ter cometido vários crimes eleitorais, o ex-governador e ex-senador por Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB) começa a cumprir, finalmente, sua sentença de 20 anos e um mês de detenção. Azeredo se entregou às 14h45 (pelo horário de Brasília), desta quarta-feira (23), em uma delegacia de Belo Horizonte, e foi preso, de acordo com o G1.
Ele é o primeiro político a ser detido no mensalão tucano.
Os cinco desembargadores da 5ª Câmara Criminal rejeitaram, nesta terça-feira (22), o recurso da defesa do ex-senador e ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) no processo do mensalão tucano e determinaram a execução imediata da prisão.
Azeredo foi condenado em segunda instância a 20 anos e um mês de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, no mensalão tucano, em agosto passado. A condenação em primeira instância foi em 2015.
O mandado de prisão foi expedido ainda nesta terça-feira (22), mas o processamento terminou depois das 18h. Pela lei, nenhum mandado de prisão pode ser cumprido em uma residência entre as 18h e às 6h.
Desde a expedição do mandado, Azeredo poderia ter se entregado em qualquer delegacia do estado.
Foto: José Cruz/Agência Brasil