8 de Janeiro: golpistas de Bolsonaro arrancam tornozeleiras e fogem
Fugiram para o exterior neste ano pelas fronteiras de SC e RS.

Ednilson Maciel, da Redaรงรฃo do BNC Amazonas
Publicado em: 14/05/2024 ร s 16:02 | Atualizado em: 14/05/2024 ร s 16:51
Conforme levantamento feito pelo UOL, pelo menos dez golpistas de Jair Bolsonaro jรก quebraram as tornozeleiras eletrรดnicas e fugiram do Paรญs.
Trata-se de pessoas condenadas ou investigadas por participarem dos ataques do 8 de Janeiro contra os Trรชs Poderes.
Ainda segundo o UOL, ao menos 51 pessoas suspeitas de participar de atos golpistas apรณs as eleiรงรตes presidenciais de 2022 tรชm mandados de prisรฃo em aberto. Ou fugiram apรณs quebrar as tornozeleiras eletrรดnicas.
Por exemplo, entre elas, a reportagem identificou dez pessoas que fugiram para o exterior neste ano pelas fronteiras de SC e RS. Os destinos delas foram a Argentina e o Uruguai.
Alรฉm disso, sete dos fugitivos jรก foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de dez anos de prisรฃo por participarem de tentativa de golpe de Estado no 8 de Janeiro.
Dessa forma, seis dos dez fugitivos sรฃo mulheres, e a maioria รฉ de estados do Sul (PR e SC) e do Sudeste (SP e MG). A idade mรฉdia deles รฉ de 50 anos.
Com isso, o levantamento foi feito com base em registros do STF e Conselho Nacional de Justiรงa (SNJ), como ordens de prisรฃo, e em entrevistas com parentes, investigadores, amigos e advogados.
Assim sendo, pelas leis brasileiras, a destruiรงรฃo da tornozeleira e a fuga nรฃo aumentam a puniรงรฃo. Contudo, o fugitivo perde o direito ao regime aberto e volta ao semiaberto ou fechado.
De acordo com a informaรงรฃo exclusiva de Eduardo Militรฃo, do UOL, por outro lado, facilitar a fuga รฉ crime punรญvel com seis meses a dois anos de detenรงรฃo.
Saiba quem sรฃo os fugitivos ao ler a matรฉria completa.
Leia mais no UOL.
Leia mais
Tornozeleiras utilizadas em golpistas custam R$ 234,7 mil por mรชs
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF