Moro tambĂ©m usou Abin para espionagem clandestina, acusa empresĂ¡rio
EmpresĂ¡rio Tony Garcia acusa Sergio Moro de utilizar a ABIN para investigações clandestinas contra FlĂ¡vio Bolsonaro e ministros do STF, visando chantagem e nomeaĂ§Ă£o ao Supremo.

Publicado em: 12/07/2024 Ă s 18:17 | Atualizado em: 12/07/2024 Ă s 18:17
O empresĂ¡rio Tony Garcia, em uma publicaĂ§Ă£o na rede social X, acusou o ex-juiz e atual senador Sergio Moro de utilizar a AgĂªncia Brasileira de InteligĂªncia (Abin) para realizar investigações clandestinas. Segundo Garcia, Moro teria empregado a agĂªncia para coletar informações comprometedoras sobre FlĂ¡vio Bolsonaro, filho do entĂ£o presidente Jair Bolsonaro, alĂ©m de dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que se opunham Ă OperaĂ§Ă£o Lava Jato. AtĂ© o momento, Moro nĂ£o se pronunciou sobre o escĂ¢ndalo de espionagem paralela protagonizado pelo clĂ£ Bolsonaro.
Espionagem e chantagem
Garcia afirmou que o objetivo de Moro era garantir sua nomeaĂ§Ă£o ao STF atravĂ©s de chantagens com as informações obtidas.
Em um tweet direcionado Ă PolĂcia Federal, ao STF e a ministros da corte, o empresĂ¡rio relatou que informou a um deputado federal, amigo do ex-presidente Bolsonaro, sobre as ações de Moro. “Moro utilizou a Abin para obter informações comprometedoras e assim garantir sua nomeaĂ§Ă£o ao STF”, declarou Garcia.
DeterioraĂ§Ă£o da relaĂ§Ă£o entre Bolsonaro e Moro
ApĂ³s o deputado reportar as alegações a Bolsonaro, a relaĂ§Ă£o entre o presidente e Moro teria deteriorado, culminando na saĂda do ex-juiz do governo.
Leia mais
Moro vira rĂ©u no STF por calĂºnia contra ministro Gilmar Mendes
Em uma coletiva de imprensa, Bolsonaro afirmou que a saĂda de Moro foi motivada pelo conhecimento de que ele nĂ£o seria indicado ao STF. “Bolsonaro sabia das intenções de Moro e isso afetou diretamente a relaĂ§Ă£o entre os dois”, disse Garcia.
PossĂveis consequĂªncias para Moro
Garcia destacou que Moro poderia enfrentar problemas se investigado pela PolĂcia Federal. Ele mencionou que um deputado, cujo nome preferiu nĂ£o divulgar, Ă© testemunha dos fatos narrados.
“Se as investigações avançarem, Moro terĂ¡ que responder por suas ações”, afirmou.
A revelaĂ§Ă£o das acusações e a ausĂªncia de um posicionamento de Moro atĂ© o momento trazem Ă tona novas questões sobre a conduta do ex-juiz e seu papel no cenĂ¡rio polĂtico brasileiro.
Leia mais no poder247
Foto: Waldemir Barreto/AgĂªncia Senado