Após ser alvo de polêmica por questões relacionadas ao agronegócio na prova de Ciências Humanas, o Ene voltou a abordar temas relacionados ao setor agrícola neste domingo (12).
De acordo com o portal Terra, isso ocorreu quando os estudantes fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Dessa maneira, conhecimentos sobre pesticidas e as consequências do desmatamento foram cobrados dos alunos.
Segundo professores de cursinhos, as perguntas eram indiretas, sem críticas claras ao agro.
A princípio, no último domingo, 5, deputados ligados ao agronegócio criticaram a “ideologização do Enem” por perguntas que, segundo eles, teriam viés ideológico.
Com isso, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) chegou a pedir a anulação de três questões sobre a exploração do Cerrado.
Assim como os prejuízos do agronegócio para os camponeses e o desmatamento da Amazônia no cultivo da soja.
Contudo, a anulação foi descartada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Por exemplo, uma das questões abordava o uso de pesticidas e perguntava quais amostras de fluidos humanos poderiam conter maior concentração deste produto.
Existe o inseticida e a prova mostrava a sua composição, a sua fórmula. Depois, ela diz que o pesquisador coleta fluidos biológicos de uma população, de sangue, de saliva, da urina e do leite. A prova pergunta em qual desses fluidos o pesquisador encontrou a maior concentração dessa substância. É uma questão técnica, natural de exames desse tipo , avalia o professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação.
Desmatamento
O tema do desmatamento também foi abordado, mas de maneira indireta. Ou seja, falando sobre redução de população de abelhas e uma possível intervenção para evitar o declínio no número desses insetos.
Um dos grandes motivos da extinção das abelhas é a falta de regiões onde elas possam produzir suas colmeias em segurança. Uma das ações possíveis para reverter esse quadro é o replantio de árvores nativas , explica Caê Lavor, diretor de Ensino Médio e Avaliações do SAS Plataforma de Educação.
De acordo com o professor de Biologia Diogo Diaz, do Colégio e Curso AZ, o uso de pesticidas foi citado em uma das alternativas, mas essa não era a resposta correta.
Além disso, outra questão falava sobre a baixa fertilidade dos solos amazônicos e uma técnica utilizado por antigos habitantes da região para torná-la fértil.
Conforme a publicação do Terra, o tema, porém, foi usado para cobrar conhecimentos sobre conceitos físico-químicos, como eletronegatividade.
Assim sendo, ao analisar a prova como um todo, Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, afirma que a “prova de Ciências da Natureza foi menos interpretativa e mais conceitual, exigindo um estudante que soubesse conceitos de física, química e biologia”.
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Foto: Wilson Dias/Agência Brasil