Alckmin afirma que plano de contingência contra tarifa dos EUA sai até terça-feira

Segundo o vice-presidente, a estratégia foca em apoiar setores mais afetados pelas tarifas dos EUA

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/08/2025 às 15:03 | Atualizado em: 09/08/2025 às 15:08

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (7 de agosto) que o plano de contigência contra o tarifao dos EUA será divulgado até terça-feira (12 de agosto), após aprovação final do presidente Lula.

O governo brasileiro está concluindo a estratégia com foco em apoio aos setores de economia mais afetados pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos nacionais.

A estratégia estabelecerá critérios para identificar os segmentos mais expostos ao mercado americano, considerando a proporção das exportações para os EUA dentro de cada setor.

Alckmin citou exemplos como o setor de pescados, onde produtos como atum têm alta dependência do mercado americano, ao contrário da tilápia, consumida principalmente no Brasil.

“Há setores em que mais de 90% [da produção] vai para o mercado interno, com exportações de 5%, no máximo 10%. E tem setores em que metade do que se produz é para exportar. E tem setores que exportam mais da metade para os Estados Unidos. Então, foram muito expostos, estão muito expostos”.

Leia mais

Lula e Putin debatem o fortalecimento de cooperação no Brics

Setores como calçados e couro são considerados fortemente impactados, pois mais de 40% da produção de couro é exportada para os EUA.

O ministro já discutiu o tema com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e afirmou ter tido uma “reunião muito boa” com o encarregado de negócios da embaixada americana em Brasília, Gabriel Escobar.

Com informações da Agência Brasil.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil