Amazonas aguarda chegada de 60 mil testes rápidos para coronavírus
O Amazonas recebeu, no dia 9 de fevereiro, um carregamento com 62.400 testes. Destes, 50 mil foram distribuídos para o interior, e neta semana chega nova carga

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 21/02/2021 às 16:29 | Atualizado em: 21/02/2021 às 16:29
O Governo do Amazonas espera, para esta semana, a chegada de mais 60 mil novos testes de coronavírus (covid-19), que serão disponibilizados gratuitamente para usuários da rede pública de saúde em todo o estado.
O material é resultado de uma doação feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) ao estado, com o objetivo de acelerar a detecção de novos casos e trazer mais efetividade no combate à doença durante a pandemia.
De acordo com o diretor-presidente em exercício da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes da Costa, 50 mil testes serão destinados ao interior, e o restante será utilizado pela rede de saúde em Manaus.
Essa é a segunda remessa de testes que a Opas doa ao Amazonas neste mês.
No dia 9 de fevereiro, o estado recebeu um carregamento com 62.400 testes. Destes, 50 mil foram distribuídos para o interior.
Cristiano da Costa explica que a distribuição dessa nova remessa ao interior, que já está sendo planejada, será realizada à medida que os municípios forem prestando conta do uso da primeira leva.
Treinamento
Nesta segunda-feira (22), a FVS-AM realizará um treinamento on-line com os profissionais de saúde dos municípios para repassar orientações quanto à distribuição e à aplicação de testes rápidos.
“Os municípios receberam os primeiros 50 mil testes e, conforme forem usando e lançando os resultados dos testes nos sistemas de informação, eles receberão mais”, explicou Cristiano.
Foto: Djalma Júnior/Secom