Anac autoriza empresas a transportar passageiros com coronavírus
Conforme a Anac, foram analisadas boas práticas de transporte desses passageiros já empregadas por outros países

Mariane Veiga
Publicado em: 23/04/2020 às 13:12 | Atualizado em: 23/04/2020 às 15:35
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o transporte de vítimas de infecção respiratória.
A medida, em caráter temporário, permite alterações em aeronaves operadas por órgãos púbicos e operadores aéreos autorizados.
Desse modo, a fim de permitir a acomodação e fixação da Cápsula de Isolamento de Pacientes (PID), destinada ao transporte dessas vítimas.
A cápsula já é utilizada em diversos países para o resgaste e transporte de pacientes com suspeita ou diagnóstico do coronavírus.
A PID cria uma barreira de isolamento contra o contágio do vírus, aumentando a segurança dos tripulantes e profissionais de saúde.
A autorização de uso da cápsula será válida apenas para o período em que vigorar a emergência de saúde pública no Brasil.
De acordo com Anac, foram analisadas boas práticas já empregadas por outros países.
Dessa forma, optou-se por solução semelhante à adotada pela autoridade de aviação europeia, a European Union Aviation Safety Agency (EASA).
Para utilizar o dispositivo, o operador aéreo deverá observar medidas mitigatórias de segurança para a contenção adequada do paciente.
Além de providenciar a adequada fixação do equipamento e observar as instruções do fabricante do PID.
Estas e outras especificações constam da Decisão nº 83, divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, dia 23.
Fonte: Agência Brasil
Leia mais
Wilson pede ajuda internacional ao AM contra coronavírus
Foto: Rodrigo Mello Nunes/iStock