Anvisa autoriza teste de vacina da Johnson & Johnson contra o coronavírus

Estudo da unidade farmacêutica da Johnson & Johnson pode incluir até 60 mil voluntários, sendo 7 mil no Brasil

vacina

Publicado em: 18/08/2020 às 16:33 | Atualizado em: 18/08/2020 às 16:39

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Jansen-Cilag, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson, a realizar testes clínicos no Brasil para o desenvolvimento de vacina contra o coronavírus (covid-19).

O estudo global prevê a inclusão de até 60 mil voluntários, sendo 7 mil no Brasil, distribuídos nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte.

Conforme informou hoje (18) a Anvisa, os dados que embasaram a autorização incluíram dados não clínicos e clínicos acumulados de outras vacinas que utilizam a mesma modelagem.

Os estudos da Jansen-Cilag foram iniciados em julho nos EUA e na Bélgica. De acordo com a agência, o ensaio será conduzido em etapas.

 

Leia mais

Anvisa: vacina russa não tem pedido de pesquisa ou registro no Brasil

 

Dessa forma, cada etapa só será iniciada se os resultados que estiverem disponíveis no momento forem satisfatórios.

Entretanto, este é o quarto estudo de vacina contra o novo coronavírus autorizado pela Anvisa no Brasil.

No dia 2 de junho, a agência autorizou o ensaio da vacina desenvolvida pela empresa AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, do Reino Unido.

Do mesmo modo, no dia 3 de julho, autorizou o estudo da vacina desenvolvida pela Sinovac Biotech, da China, e no dia 21 de julho o das vacinas desenvolvidas pela BioNTech, da Alemanha, e Wyeth/Pfizer, dos Estados Unidos.

A potencial vacina da Jansen-Cilag, denominada Ad26.COV2.S, é composta de um vetor recombinante, não replicante, de adenovírus tipo 26 (Ad26), construído para codificar a proteína S (Spike) do vírus Sars-CoV-2.

Segundo a Jansen-Cilag, o ensaio é um estudo de fase 3, controlado por placebo, para avaliar a eficácia de Ad26.COV2.S na prevenção de covid-19 em adultos com 18 anos ou mais.

Cada participante receberá uma dose única da vacina ou placebo, contudo, o recrutamento dos voluntários é de responsabilidade dos centros que conduzem a pesquisa.

Fonte: Agência Brasil

 

Leia mais

Planalto confirma primeira morte de servidor por coronavírus

 

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil