Anvisa recomenda não misturar vacinas e contraria ministério

A decisão diverge da proposta ministerial que, no dia 17, emitiu nota a estados e municípios, validando a orientação de aplicar a dose de reforço com vacina diferente

anvisa, misturar, vacinas, ministerio

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 24/11/2021 às 20:54 | Atualizado em: 24/11/2021 às 20:54

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ao Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (24), que utilize como dose de reforço a mesma vacina usada no esquema primário no caso dos imunizantes da Pfizer, Janssen e AstraZeneca.

A agência realizou uma reunião extraordinária e as orientações da relatoria foram acompanhadas por todos os diretores. 

A decisão diverge da proposta do Ministério da Saúde, que, no dia 17 de novembro, emitiu uma nota técnica aos estados e municípios validando a orientação de aplicar a dose de reforço com uma vacina diferente da utilizada no esquema inicial em todos os adultos. 

“É o que nós chamamos de vacinação heteróloga. Essa decisão é apoiada na ciência”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 16 de novembro. 

A relatora do processo, a diretora Meiruze Freitas, tranquilizou os que já receberam o reforço com outro tipo de vacina que não a utilizada inicialmente.

“Não há necessidade de alarde. Não identificamos riscos adicionais para a vacinação e, por isso, não houve a necessidade de suspensão imediata do modelo heterólogo”, disse a servidora, justificando que a opção pela recomendação do esquema homólogo é pelo maior controle e monitoramento, visto que cabe às desenvolvedoras a atenção e produção de dados quando em consonância com o próprio pedido junto à Anvisa.

Leia mais no R7

Foto: Walterson Rosa/MS