Após atacar STF, Bolsonaro pede ‘harmonia’ entre poderes

Sem citar o STF ou o nome de ministros da Corte, Bolsonaro afirmou que "tudo poderia ser feito pela outra parte para ajudar a diminuir a temperatura"

Ferreira Gabriel

Publicado em: 21/08/2021 às 08:43 | Atualizado em: 21/08/2021 às 11:45

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou nesta sexta-feira (20) que não quer uma ruptura institucional. A afirmativa foi dada após pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal).

Apesar disso, Bolsonaro pediu “harmonia” entre os Poderes. No entanto, na mesma entrevista, repetiu críticas a Moraes e anunciou que enviará também um pedido de afastamento de Luís Roberto Barroso.

“Eu já disse, sei das consequências internas e externas de uma ruptura. Não quero isso, não provoco e não desejo. Agora, essa série de medidas que passa pelo Supremo Tribunal Federal por uma pessoa apenas que é o senhor Alexandre tem trazido inquietação pra todos nós”, declarou em entrevista à imprensa durante viagem a Eldorado Paulista (SP).

O presidente classificou como “arbitrárias” as prisões determinadas por Moraes, como a do deputado Daniel Silveira (PSL-SP) e a do ex-deputado Roberto Jefferson, ambos aliados de Bolsonaro. O chefe do Executivo defendeu o direito à “liberdade de expressão”.

“Ou vivemos numa democracia ou não vivemos”, disse.

De acordo com o presidente é preciso “tranquilidade” nas respostas a ataques ao governo.

“Agora não podemos, ao ser atacado, tendo o poder de usar uma caneta para contra-atacar usá-la. Temos que ter tranquilidade, caso contrário, o Brasil pode mergulhar numa situação que ninguém quer”, disse.

Sem citar o STF ou o nome de ministros da Corte, Bolsonaro afirmou que “tudo poderia ser feito pela outra parte para ajudar a diminuir a temperatura”.

Além disso, o presidente afirmou desejar “paz, tranquilidade e as garantias previstas na Constituição” para a população.

“O que precisamos é paz, harmonia, respeito, é harmonia e independência entre os Poderes”, disse.

Leia mais em MSN Notícias

Leia mais

Bolsonaro ingressa com pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

Foto: Reprodução/Youtube/SBT Jornalismo