Após reabertura, coronavírus impõe recordes diários e EUA recuam

No Brasil houve aumento na taxa de contágio após três semanas de desaceleração do vírus

Estados Unidos

Ferreira Gabriel

Publicado em: 25/06/2020 às 09:51 | Atualizado em: 25/06/2020 às 09:51

Depois de 2 meses e reabertura de atividades econômicas, os Estados Unidos registraram novos recordes diários de  casos de coronavírus. Portanto, foram 36.880 novas incidências nesta quarta-feira (24).

Em 24 de abril, data do recorde anterior, o número de novos infectados foi de 36.739 em 1 dia.

A princípio, com esse aumento de contaminação, alguns estados concentram maior número. A partir disso, segundo informações do New York Times Database, os novos casos estão concentrados em Estados do Sul e Oeste. Por exemplo, como Flórida, Oklahoma, Georgia, Mississipi e Carolina do Sul.

O aumento dos casos já adiou os planos de alguns Estados de reabrir a economia e retomar algumas atividades. Kate Brown, governadora do Oregon, interrompeu o relaxamento das restrições no início de junho. John Edwards, da Louisiana, disse na 2ª feira (22.jun.2020) que a fase 3 da reabertura foi adiada por 28 dias.

Nova York, que no começo da pandemia nos Estados Unidos era um dos Estados mais afetados. No entanto, conseguiu estabilizar o número de novos casos.

Na quarta-feira (24), o governador Andrew Cuomo anunciou que vai impor quarentena de duas semanas para quem venha de alguma região afetada pelo vírus. A medida vai ser seguida por Nova Jersey e Connecticut.

Leia mais em Poder 360

 

Crescimento no Brasil

Assim como nos Estados Unidos, o Brasil apresentou aumento na taxa de contágio após três semanas de desaceleração. Este foi um levantamento realizado pela CNN Brasil, e que tem como base informações da plataforma Covid-19 Analytics, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Bem como da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Trata-se da nona semana consecutiva em que o Brasil apresenta taxa acima de 1. Esta, portanto, indica que a transmissão do novo coronavírus ainda está fora de controle.

De acordo com dados do Imperial College, na última semana, o índice no país ficou em 1,06 contra 1,05 da semana anterior.

A situação é ainda mais crítica em oito estados brasileiros. Sobretudo que têm as maiores taxas de contágio. Esses são, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro.

Com maior número de casos no país, São Paulo, na quarta-feira (24), registrou novo recorde de casos da doença em 24h. Portanto, foram 9.347 novos contaminados. A partir disso, foi a primeira vez que o número de mortos ultrapassou 400 registros em 24 horas no estado de SP.

A princípio, o último recorde diário tinha sido registrado em 17 de junho, com 389 mortes.

Leia mais na CNN Brasil

 

 

Foto: @Reuters/Reprodução da Agência Brasil

 

 

 

Leia mais

Manaus não registra, nesta quarta, morte por coronavírus, diz Susam