Banco Central nega falha de segurança no Pix e alerta contra golpes

O Banco Central diz que os golpes acontecem na manipulação de contextos sociais por fraudadores, e não de falhas de segurança no sistema da instituição bancária

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Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 01/05/2021 às 01:26 | Atualizado em: 01/05/2021 às 01:26

O Banco Central (BC) alertou, nessa sexta-feira (30), sobre eventuais golpes que ocorram por meio do Pix, um sistema 24 horas de pagamento instantâneo bancário.

O alerta da instituição consiste da manipulação de contextos sociais por fraudadores, não de falhas de segurança no sistema.

O Banco Central encerrou, nessa sexta, a campanha “O Pix é novo, mas os golpes são antigos”.

De acordo com o BC, cabe ao usuário precaver-se para não ser lesado. A reportagem é da Agência Brasil.

“Em situações de medo ou ganância, pare e pense no contexto e se faz sentido. Então, tome domínio da situação”, disse o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, no painel de encerramento da campanha, transmitido ao vivo pela internet. 

Conforme os participantes do evento, o Pix representa apenas um meio de pagamento, que não está relacionado diretamente ao descuido de quem cai numa fraude.

Os golpes

Os participantes do evento listaram os principais golpes: pedido de dinheiro por aplicativo de mensagem clonado (Whatsapp ou Telegram) de amigos e conhecidos; SMS, e-mail ou ligações que pedem atualização de cadastros com links para páginas falsas e lojas virtuais falsas que jamais enviam os produtos comprados. 

Nessas situações, o Pix, informou o Banco Central, é mais seguro que os mecanismos tradicionais de transferência.

Isso porque a ferramenta fornece as informações do receptor do pagamento, como nome completo e parte do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Cabe ao usuário conferir os dados de quem recebe a transferência.

Dicas 

Os participantes do painel deram dicas para evitar cair em golpes.

No caso de clonagem de aplicativos de mensagens, deve-se telefonar para a pessoa para confirmar o pedido de dinheiro.

No caso de atualizações cadastrais que resultem na clonagem da conta bancária, o cliente jamais deve clicar em links enviados e deve ligar de volta para a instituição financeira para perguntar se os dados bancários estão em dia.

Leia mais dicas de prevenção na Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./ABr