Barra Torres diz que Anvisa não recebeu ofício sobre autoteste para covid
“No que tange à Anvisa nós não vamos atrasar tão logo recebamos esses documentos do ministério”, declarou o diretor-presidente

Ednilson Maciel
Publicado em: 12/01/2022 às 09:33 | Atualizado em: 12/01/2022 às 09:33
O diretor-presidente da Anvisa, Barra Torres, disse que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa) não recebeu qualquer ofício do Ministério da Saúde sobre autoteste contra a covid-19.
Foi o que ele afirmou ao programa “Em Foco”, na GloboNews, que vai ao ar nesta quarta (12), às 23h30.
Conforme Barra Tores, a aprovação do autoteste para o coronavírus depende de uma política pública apresentada pelo ministério.
A informação do g1, diz que, segundo Barra Torres, o autoteste é uma tendência mundial e a Anvisa não vai perder tempo.
Contudo, a agência reguladora aguarda os documentos que vão nortear essa política pública e que, até agora, não foram enviados pela Saúde à Anvisa.
De acordo com publicação do blog Andréia Sadi, Barra Tores declarou:
“Não é simplesmente liberar um autoteste para ser feito em farmácia pelo próprio cliente, pelo próprio cidadão. Ele vem dentro de uma política pública de saúde. Porque é necessário uma previsão de uma série de fatores. Esse resultado precisa ser compilado, caso contrário a gente faz o teste e quem fica sabendo é só quem testou e o sistema de compilação nacional, então isso precisa existir. (…) Quando eu digo que essa questão do autoteste ela vem numa política pública de saúde, é o que o ministro disse que estará enviando para nós, ainda não recebemos, os documentos norteadores dessa política pública que contempla o autoteste”.
E, portanto, completou:
“No que tange à Anvisa nós não vamos atrasar tão logo recebamos esses documentos do ministério”.
Leia mais no g1.
Leia mais
Bolsonaro diz que não acusou Anvisa e que Barra Torres ‘pegou pesado’
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado