Belarus interrompe venda de fertilizantes ao agronegócio brasileiro
O país fornece pouco mais de 6,1% do produto utilizado pelo agronegócio brasileiro. O principal fornecedor do produto para o Brasil é a Rússia, com mais de 20%

Diamantino Junior
Publicado em: 02/03/2022 às 11:37 | Atualizado em: 02/03/2022 às 11:37
Fontes graduadas do governo brasileiro foram informadas, nesta terça-feira (1º/03), que a venda de fertilizantes de Belarus ao Brasil foi interrompida.
O país fornece pouco mais de 6,1% do produto utilizado pelo agronegócio brasileiro. O principal fornecedor do produto para o Brasil é a Rússia, com mais de 20%.
Segundo o blog apurou, a interrupção se deu pela proibição de escoar o produto pela Lituânia, integrante da União Europeia, que fechou sua fronteira.
Leia mais
Alberto Neto defende criação de Polo de Fertilizantes na ZFM
Belarus é aliada da Rússia e também tem sido alvo de medidas para conter o governo de Vladimir Putin.
O Ministério da Agricultura informa que as limitações de importação de fertilizantes de Belarus começaram no final de 2021 e incluem restrições por razões humanitárias.
O ministério vem buscando diversificar os países fornecedores e deve lançar nos próximos dias o Plano Nacional de Fertilizantes.
Segundo relataram as fontes ao blog, em razão da proibição, o governo teme uma escalada no preço dos fertilizantes no mercado brasileiro, com consequente impacto nos preços dos alimentos.
O blog revelou ainda a preocupação das autoridades brasileiras em relação à produção de fertilizantes em uma fábrica localizada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, vendida há menos de um mês pela Petrobrás a uma empresa russa.
Leia mais no g1