Ato bolsonarista na Paulista tem baixa de principais lideranças da direita

Manifestação em apoio a Bolsonaro na Paulista teve adesão limitada e ausência de figuras centrais da direita.

Publicado em: 03/08/2025 às 15:02 | Atualizado em: 03/08/2025 às 15:03

Convocado pelo pastor Silas Malafaia e por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, um ato em apoio ao ex-mandatário acontece neste domingo (3/8) na Avenida Paulista, em São Paulo, mas teve a ausência notável das principais lideranças da direita brasileira. A manifestação, marcada para as 13h (horário de Manaus) em frente ao MASP, reuniu faixas com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos de anistia aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Mesmo com a presença de parlamentares e figuras do Partido Liberal (PL), a ausência de Jair Bolsonaro e de nomes centrais como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o governador Tarcísio de Freitas, e outros expoentes do bolsonarismo, como Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, esvaziou politicamente o evento.

Bolsonaro está proibido de participar de atos públicos e utilizar redes sociais devido às medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Seu filho Eduardo está em autoexílio nos Estados Unidos e conspirando contra o Brasil. Zambelli está presa na Itália. O governador de São Paulo marcou um procedimento médico para a data de hoje e Michelle cumpre agenda no Norte do Brasil.

Entre os presentes, destacaram-se os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), além de figuras locais como o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o vice-prefeito de São Paulo, Coronel Mello Araújo (PL), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o presidente da Assembleia Legislativa de SP, André do Prado (PL).

O esvaziamento de grandes nomes do campo bolsonarista foi interpretado por analistas como sinal de desgaste e dispersão dentro da base, além da dificuldade do ex-presidente de mobilizar grandes atos sem sua presença direta.

A manifestação ocupa cerca de duas quadras da Avenida Paulista e teve tom marcado pela crítica ao Judiciário e apelos por anistia aos envolvidos no ataque às sedes dos Três Poderes.

Leia mais

Caso do tio de Michelle expõe hipocrisia do discurso da família Bolsonaro

Mesmo com os discursos inflamados de parlamentares aliados, o ato expôs as limitações atuais da articulação bolsonarista, pressionada por investigações e restrições judiciais.

Leia mais no g1

Tags