Bolsonaristas criticam Obama sobre avaliação ambiental do governo
Para o líder do governo, qualquer comparação entre as gestões petistas e o governo Jair Bolsonaro na área ambiental é "esdrúxula"

Diamantino Junior
Publicado em: 18/11/2020 às 15:43 | Atualizado em: 18/11/2020 às 15:44
O líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), criticou a fala do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama de que teve “sorte” por contar com a colaboração dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff na área ambiental.
Em entrevista ao GLOBO e à TV GLOBO, veiculada nesta terça-feira (17), Obama também afirmou que o presidente Jair Bolsonaro despreza a ciência, mas que pode redefinir a relação do Brasil com os EUA no governo de Joe Biden.
Para o líder do governo, qualquer comparação entre as gestões petistas e o governo Jair Bolsonaro na área ambiental é “esdrúxula”. Gomes disse que é preciso esperar o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, tomar posse.
Leia mais
Ministro do Meio Ambiente fica fora do voo de Mourão pela Amazônia
“Era bom aquilo, um governo repleto de escândalos de corrupção? Qualquer comparação nesse sentido é esdrúxula, mas é a opinião dele. No mínimo foi uma declaração infeliz”, disse Gomes ao GLOBO.
Mudança de postura de Bolsonaro
Coordenador da frente ambiental da Câmara, o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) considera que Obama tem razão ao avaliar que Bolsonaro terá de mudar a postura na área ambiental antes que o país sofra prejuízos econômicos mais graves.
“O que Obama disse faz todo sentido, o governo ainda está contrariado, até agora não reconheceu a eleição do Biden, mas acredito nessa perspectiva do próprio governo rever a sua postura porque está ridículo. O Brasil está ficando isolado com essa posição de antipolítica ambiental “, afirmou Agostinho.
Em reação à entrevista, adversários do PT exploraram o fato de Obama reconhecer a existência de casos de corrupção nos governos Dilma e Lula.
Petistas
Já as bancadas petistas na Câmara e no Senado destacaram que o ex-presidente dos EUA também enalteceu conquistas de suas principais lideranças no comando do Brasil.
“O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama elogiou Lula e Dilma pela cooperação e liderança no combate ao aquecimento global”, disse o deputado Henrique Fontana (PT-RS), no Twitter, sobre a declaração.
“Obama elogia a parceria com Lula e Dilma no combate ao aquecimento global. Um tapa na cara do desmatador Bolsonaro”, escreveu o deputado petista Paulo Teixeira (SP), em suas redes sociais.
Direita avalia
Bolsonaristas e lavajatistas destacaram o fato de que Obama afirmou desconhecer denúncias de corrupção contra Lula na época em que disse que “esse aqui é o cara”, em 2009.
“Até Barack Obama, queridinho da esquerda caviar mundial, diz com todas as letras que o Lula é CORRUPTO”, afirmou a deputada Carla Zambelli (PSL-SP).
O senador Lasier Martins (Podemos-RS) disse que “até para Obama a máscara de Lula caiu”.
“Onze anos depois de chamá-lo de ‘o cara’, o ex-presidente americano conta em seu livro “A terra prometida” que a imagem glamourizada do ex-colega brasileiro se desfez com escândalos bilionários e postura de chefe mafioso”, declarou Lasier, em referência ao novo livro de Obama.
Leia mais O Globo
Foto: reprodução YouTube/BarackObamadotcom