Bolsonaro diz à TV italiana que Lula foi financiado por narcotraficantes

A declaração foi feita neste domingo (31) em uma entrevista ao jornalista Michele Cagiano, do canal italiano Sky TG24

Mariane Veiga

Publicado em: 01/11/2021 às 12:41 | Atualizado em: 01/11/2021 às 12:52

O presidente Jair Bolsonaro acusou Lula da Silva (PT) de ter sido financiado por narcotraficantes da América do Sul. A declaração foi feita neste domingo (31) em uma entrevista ao jornalista Michele Cagiano, do canal italiano Sky TG24.

Bolsonaro viajou a Roma para participar da cúpula do G20, realizada neste fim de semana.

“Lula é um oportunista. Só para falar a última do Lula: na semana passada veio à tona o depoimento de um general que foi chefe do serviço de inteligência venezuelano [Hugo Armando Carvajal, conhecido como Pollo Carvajal], dizendo que há 15 anos o narcotráfico da Venezuela, que era comandada por Chaves e Maduro, abastecia de recursos várias autoridades de esquerda no Brasil e na Espanha. Esse é o último retrato do Lula”, declarou Bolsonaro, sem apresentar qualquer prova.

De acordo com o presidente brasileiro, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ajudaram a carreira política de Lula.

Bolsonaro também classificou o impeachment de Dilma Rousseff como “um milagre”.

“Tenho muito a falar dele [Lula]. Acho que vocês conhecem a história deste homem. Quando ele fundou o Foro de São Paulo, em 1990, pegou os partidos da América do Sul, da América Central, juntamente com as Farc, e trouxe para si. Ali começou o grande esquema junto com o narcotráfico de se ajudar entre si para chegar ao poder. Um milagre salvou o Brasil com a queda de Dilma Roussef e com a minha ascensão em 2018”, afirmou.

Bolsonaro disse que Lula “foi condenado em três instâncias”. No entanto, a informação é falsa já que o ex-presidente, que permaneceu 580 dias detido, foi preso após condenação em segunda instância.

Ainda conforme Bolsonaro, “por um casuísmo o processo foi anulado no Supremo Tribunal Federal. Mas é um governo que deixou uma marca muito forte na corrupção do Brasil”.

Bolsonaro também culpou o líder petista pelo atual aumento no preço do gás no Brasil.

“O fato pode ser novo para vocês, mas aconteceu em 2006, quando Lula era presidente. Ele combinou com o presidente da Bolívia, Evo Morales. Morales expropriou uma petrolífera brasileira da Petrobras, que estava em território boliviano que fornecia 40% do gás consumido no Brasil. Isso é uma das causas do gás estar caro no Brasil atualmente”.

Já sobre a pandemia de covid-19, mesmo sem estar vacinado contra a doença, Bolsonaro afirmou que é a favor da imunização. No entanto, voltou a defender o tratamento precoce contra o coronavírus.

Leia mais no MSN.

Foto: Divulgação/Planalto