Lula causa descontrole em Bolsonaro e Ciro Gomes nessa reta final

Jornalista Ricardo Noblat traz uma grande análise dos problemas de ambos os candidatos

PARTIDOS CENTRO BOLSONARO CIRO

Publicado em: 24/09/2022 às 08:52 | Atualizado em: 24/09/2022 às 08:52

O jornalista Ricardo Noblat faz uma análise contundente do candidato à reeleição Jair Bolsonaro que perdeu completamente as estribeiras nessa reta final de campanha e também sobre Ciro Gomes, que está completamente transtornado com o crescente movimento do voto útil.

Acompanhe trechos da reportagem e leia mais no Blog do Noblat, publicado no portal Metrópoles.

Leia mais

Bolsonaro responde a Ciro Gomes: ‘Tua maconha está estragada’ 

Bolsonaro é um candidato desesperado e à beira de um ataque de nervos, mas Ciro Gomes (PDT) também. Cada um com suas razões. A diferença está nas consequências do desespero de ambos.

Um presidente no exercício do cargo que insiste em dizer que só aceitará os resultados das eleições se elas tiverem sido limpas e justas sugere que tentará ignorá-las, se derrotado. É muito grave.

Cabe à Justiça e a mais ninguém concluir se as eleições foram limpas e justas. Os militares acham que cabe igualmente a eles, e a mando de Bolsonaro irão fiscalizá-las. E quem os fiscaliza?

O medo de Ciro não é de perder a Presidência pela quarta vez, ele sabe que perderá. Esperneia na maca porque corre o risco de chegar desidratado no próximo dia 2. Seria uma humilhação.

Em 1998, ele teve 10,97% dos votos. Quatro anos depois, 11,97%. Em 2018, 12,47%. O que mais o assombra é o que aconteceu com Marina Silva, que em 2014 teve 21,32% dos votos, e em 2018, 1%.

Ciro e Bolsonaro culpam Lula por suas dificuldades. Lula é culpado de a Justiça ter anulado suas condenações e seus processos. Lula é culpado por Bolsonaro ter sido um péssimo presidente.

Lula também é culpado de Ciro não ter conseguido atrair o apoio de um único partido além do seu, de não dispor de palanques nos estados, e de até no Ceará, onde se criou, estar em terceiro lugar.

Que ironia! Pelo menos no Ceará, Ciro poderia ter contado com um palanque para chamar de seu, e com o apoio sabe de quem? Do PT. Ali, há mais de 10 anos, ele e o PT eram aliados. Não são mais.

Desta vez, Ciro quis ter um candidato ao governo para chamar de seu, exclusivamente seu, e conseguiu. Com isso, rachou sua própria família. E seu candidato é o terceiro colocado.

Quem pariu Ciro que o embale. O historiador Lira Neto, autor de uma magnífica biografia de Getúlio Vargas, não pariu Ciro, mas o conhece muito bem por ser cearense. Lira escreve:

Leia mais no Blog do Noblat no Metrópoles