Bolsonaro não crê que Enem meça conhecimento do estudante

O presidente dizia que no passado, questões tinham 'ativismo político' e 'comportamental'

Bolsonaro tem conversas paralelas com Progressistas e Republicanos

Ferreira Gabriel

Publicado em: 22/11/2021 às 11:46 | Atualizado em: 22/11/2021 às 11:46

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última quarta-feira (17), durante viagem ao Catar, que não viu as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

No dia 15, ele disse que as questões do Enem começavam a ter a “cara do governo”.

Jornalistas voltaram ao tema nesta quarta e perguntaram ao presidente se ele tinha visto as questões.

“Não, não vi. Eu não vejo, não tenho conhecimento”, respondeu Bolsonaro.

O Enem vive uma crise nos últimos dias. Na semana passada, servidores do Inep, órgão responsável pelo exame, afirmaram que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.

Dessa forma, 37 deles entregaram seus cargos no Inep.

Chamado para dar esclarecimentos na Comissão de Educação da Câmara, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta quarta-feira que o Enem tem a cara do governo “no sentido de competência, honestidade e seriedade”.

Ataques ao Enem

Em Doha, capital do Catar, Bolsonaro falou com jornalistas após um passeio de moto. Ele visitou o estádio de futebol Lusail. O Catar vai sediar a Copa do Mundo de 2022.

Ainda falando sobre o Enem, o presidente repetiu ataques que faz à prova desde o período da campanha eleitoral. Para Bolsonaro, o Enem tinha “questões esquisitas” e de “ativismo comportamental”.

“Olha o padrão do Enem do Brasil. Pelo amor de Deus! Aquilo mede algum conhecimento, ou é ativismo político? Ou é ativismo também na questão comportamental. Não precisa disso”, disse Bolsonaro.

Leia mais no G1

Leia mais

Coordenadores do Enem pedem exoneração 15 dias antes das provas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil