Bolsonaro exonera diretor-geral da Abin em vista das eleições

A saída foi a pedido do próprio Alexandre Ramagem sem indicar um substituto ao cargo

Ferreira Gabriel

Publicado em: 31/03/2022 às 10:42 | Atualizado em: 31/03/2022 às 10:42

O presidente Jair Bolsonaro (PL) exonerou Alexandre Ramagem do cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O documento publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (31) esclarece que a exoneração do delegado de carreira da Polícia Federal foi a pedido, e não indica um substituto para o posto.

Ramagem foi o coordenador da segurança de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 logo após o então candidato à Presidência ser vítima de um atentado a faca, em Juiz de Fora (MG).

Quase um ano depois, em julho de 2019, o delegado assumiu a direção da agência, que é subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Outras exonerações

Também nesta quinta, o presidente Jair Bolsonaro oficializou a saída de nove ministros, que deixam o cargo com vistas às eleições de outubro deste ano.

Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os ministros devem renunciar ao posto até 2 de abril para disputar cargos eletivos.

Leia mais no Portal R7

Leia mais

Bolsonaro indica saída de 11 ministros para disputa das eleições

Foto: Reprodução/ Governo Federal