Bolsonaro Ă© interpelado por ex-ministros no STF por alusĂ£o Ă  pedofilia

Os dez ex-ministros dos Direitos Humanos pedem Ă  Corte que intime Bolsonaro a responder uma sĂ©rie de perguntas sobre a declaraĂ§Ă£o

Publicado em: 19/10/2021 Ă s 17:00 | Atualizado em: 19/10/2021 Ă s 17:00

Um grupo formado por dez ex-ministros dos Direitos Humanos que atuaram durante os governos FHC, Lula e Dilma interpelou o presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

O chefe do Executivo imputou aos ex-titulares da pasta “conivĂªncia e estĂ­mulo” Ă  pedofilia. 

A declaraĂ§Ă£o questionada se deu durante o evento “SimpĂ³sio da Cidadania CristĂ£” realizado na Igreja Batista Central de BrasĂ­lia no Ăºltimo dia 5 – data que marcou o aniversĂ¡rio de 33 anos da ConstituiĂ§Ă£o.

De acordo com os autores da interpelaĂ§Ă£o, Bolsonaro “fez do marco em que se celebra pouco mais de trĂªs dĂ©cadas do retorno ao Estado DemocrĂ¡tico de Direito palco para comportamento incompatĂ­vel com as suas atribuições”.

O documento protocolado no STF na noite de segunda-feira, 18, Ă© de autoria dos ex-ministros Gilberto JosĂ© Spler Vargas, Ideli Salvatti, JosĂ© Gregori, Maria do RosĂ¡rio Nunes, MĂ¡rio Mamede Filho, NilmĂ¡rio de Miranda, Nilma Lino Gomes, Paulo SĂ©rgio Pinheiro, Paulo Vannuchi e RogĂ©rio Sottili.

Os dez ex-ministros dos Direitos Humanos pedem Ă  Corte que intime Bolsonaro a responder uma sĂ©rie de perguntas sobre a declaraĂ§Ă£o e indicam que, caso o presidente se recuse a prestar as explicações ou se dĂ¡-las de forma “insatisfatĂ³ria” responderĂ¡ pelas ofensas.

Leia mais em NotĂ­cias ao Minuto

Leia mais

PGR insiste na defesa do arquivamento de investigaĂ§Ă£o contra Bolsonaro

Foto: