Bolsonaro retoma ameaça de não renovar concessão pública da TV Globo

Apesar de sugerir a não renovação do canal aberto da Globo, Bolsonaro não tem o poder de decisão sobre essa e outras concessões

Bolsonaro retoma ameaça de não renovar concessão pública da TV Globo

Ednilson Maciel

Publicado em: 13/02/2022 às 11:20 | Atualizado em: 13/02/2022 às 11:20

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ameaçar ontem (12) a renovação da concessão pública da TV Globo.

Conforme o Estadão, o presidente disse que a emissora carioca poderá “enfrentar dificuldades” para obter a renovação da outorga de serviços de radiodifusão.

Em entrevista ao ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PROS), na Rádio Tupy, Bolsonaro declarou:

“A renovação da concessão da Globo é logo após o primeiro turno das eleições deste ano. E, da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia. Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”.

E completou:

“Com todo respeito, eu sou um herói nacional. Sempre disseram que ninguém resiste a dois meses de Globo. Eu estou resistindo.”

A publicação que Notícias ao Minuto repercutiu destaca que ao longo do mandato, Bolsonaro deu diversas declarações dúbias, que deixam dúvidas sobre sua intenção de não recomendar a renovação da outorga à empresa da família Marinho.

Ele costuma usar essas declarações como forma de mobilizar seus simpatizantes, principalmente nas redes sociais, contra a emissora.

Desse modo, em uma delas, disse que a empresa deveria estar “arrumadinha”, do ponto de vista tributário.

Apesar de sugerir a não renovação do canal aberto da Globo, Bolsonaro não tem o poder de decisão sobre contra a TV Globo e outras concessões.

Por exemplo, pela lei em vigor, cabe ao presidente apenas indicar uma posição por meio de decreto, mas a palavra final é do Congresso Nacional.

Leia mais em Notícias ao Minuto.

Leia mais

Bolsonaro faz ameaça para renovar concessão da TV Globo

Foto: Reprodução