Bolsonaro terĂ¡ ‘acesso integral’ a provas do processo do golpista, decide Moraes
Moraes sĂ³ nĂ£o liberou a participaĂ§Ă£o da defesa de Bolsonaro nas audiĂªncias

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 01/05/2025 Ă s 14:51 | Atualizado em: 01/05/2025 Ă s 14:54
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou ontem (30) o acesso a todas as provas coletadas pela PolĂcia Federal à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo sobre a trama golpista de 2022.
Segundo a Folha de S.Paulo, para o cumprimento da medida, o relator fixou o prazo de cinco dias para a PolĂcia Federal informar qual Ă© o melhor meio para que as defesas e a Procuradoria-Geral da RepĂºblica (PGR) tenham acesso integral a todo o material apreendido durante as investigações do caso.
“A PolĂcia Federal deverĂ¡ manter sigilosos eventuais documentos, mĂdias, Ă¡udios e vĂdeos que contenham fatos Ăntimos e ligados Ă vida privada de todos os denunciados. Nesse caso, o juĂzo deverĂ¡ ser comunicado e as defesas deverĂ£o realizar requerimentos especĂficos”, acrescentou Moraes.
Pleito dos advogados
A princĂpio, o pedido tinha sido apresentado na defesa prĂ©via de Bolsonaro, entregue ao Supremo na terça (29) â€”Ăºltimo dia do prazo iniciado na Ăºltima quarta (24), quando Bolsonaro foi intimado no leito de de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em BrasĂlia.
Dessa forma, o ministro disse que aceita o requerimento de “imediato acesso Ă Ăntegra do conjunto probatĂ³rio colhido no curso das investigações e, especialmente, ao conteĂºdo integral dos celulares e outras mĂdias apreendidas e parcialmente utilizadas pela acusaĂ§Ă£o”.
Ao mesmo tempo, o mesmo despacho, o relator respondeu Ă s defesas dos outros sete rĂ©us no mesmo nĂºcleo de Bolsonaro.
Ainda conforme a Folha, o acesso irrestrito ao material completo que embasou o indiciamento e a denĂºncia era um pleito dos advogados desde o inĂcio da tramitaĂ§Ă£o do caso.
AlĂ©m disso, no documento enviado ao Supremo, a defesa do ex-presidente pedia ainda autorizaĂ§Ă£o para participar das audiĂªncias dos demais processos relacionados Ă trama golpista. Esse ponto, no entanto, o ministro diz que decidirĂ¡ “no momento processual adequado”.
Leia mais em Folha de S.Paulo.
Leia mais
Bolsonaro tenta de novo atrasar processo da aĂ§Ă£o do golpe de Estado no STF
Foto: Wilson Dias/AgĂªncia Brasi