Brasil recebe da Bélgica 1 milhão de doses da vacina da Pfizer

O Brasil vinha negociando com a Pfizer, desde o início deste mês, a compra de 100 milhões de doses da vacina para enfrentar a pandemia do coronavírus

brasil, belgica, vacina, pfizer

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 29/04/2021 às 21:38 | Atualizado em: 29/04/2021 às 22:00

O Brasil recebeu, na noite desta quinta-feira (29), mais uma remessa de vacina para combater o cornavírus (covid).

A aeronave carregada com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech comprada pelo Brasil pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 19h22 desta quinta.

O desembarque e entrega do primeiro lote de um contrato para 100 milhões de doses feito pelo governo federal foram acompanhados pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

A cerimônia para entrega do imunizante que foi alvo de recusa e polêmicas dentro do governo federal ocorre no dia em que o Brasil atingiu 400 mil vidas perdidas para a covid.

Leia mais:

Pfizer rejeita exigências do Brasil por vacina e cobra soberania

Ano passado, Bolsonaro recusou 70 milhões de vacinas da Pfizer

Anvisa dá à Pfizer primeiro registro definitivo de vacina da covid

Só uma dose da Pfizer e Oxford reduz 90% de internação de idosos

O voo que trouxe 1 milhão de doses saiu da Bélgica, fez escala em Miami, nos Estados Unidos, e chegou a Viracopos com um atraso de 22 minutos.

O esquema montado para realizar o desembarque envolve ao menos 120 profissionais e forte esquema de segurança da Polícia Federal. 

O desembarque do lote teve início às 19h44. De Campinas as doses serão encaminhadas para o centro de distribuição do governo federal em Guarulhos (SP), onde serão armazenadas em câmaras frias a uma temperatura de -70ºC.

Leia mais no G1

Foto: Ministério da Saúde