Brasil é rota de risco do coronavírus, alerta Estados Unidos

Ao todo, os EUA desaconselham viagens para 128 países e territórios consideradas de alto risco para o contágio da doença

Itacoatiara e Manicoré

Ferreira Gabriel

Publicado em: 01/02/2022 às 11:58 | Atualizado em: 01/02/2022 às 11:58

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) incluiu o Brasil na lista de países com risco “muito alto” para a covid-19. Em comunicado emitido na segunda-feira (31), o órgão de saúde contraindicou viagens de cidadãos norte-americanos para o país.

Além do Brasil, outras 11 localidades foram incluídas na lista de risco. São elas: Anguila, Chile, Equador, Guiana Francesa, Kosovo, México, Moldova, Paraguai, São Vicente e Granadinas, Cingapura e Filipinas.

Ao todo, os EUA desaconselham viagens para 128 países e territórios consideradas de alto risco para o contágio de covid-19.

Classificação

Autoridades de saúde dos EUA usam um sistema de 4 níveis para classificar os destinos internacionais quanto ao risco de exposição ao coronavírus:

NÍVEL 1 – Risco Baixo: a recomendação é estar totalmente vacinado antes de viajar;

NÍVEL 2 – Risco Moderado: quem não estiver vacinado e for paciente de risco para a covid deve evitar viagens não essenciais;

NÍVEL 3 – Risco Alto: todos os cidadãos norte-americanos devem evitar viagens não essenciais a esses países;

NÍVEL 4 – Risco Muito Alto: pessoas são orientadas a não viajar.

Para elaborar as recomendações, o CDC usa dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras fontes oficiais. As localidades que não divulgam dados são classificadas como de nível 4.

Leia mais no portal Poder360

Leia mais

País tem 45 milhões faltosos com dose de reforço da vacina da covid

Governo apaga tabela contra vacina, mas não desiste da cloroquina

Ômicron faz taxa de transmissão ser mais alta dos últimos 18 meses

Foto: Fernando Frazão/Ag Brasil