Butantan aguarda aval da Anvisa para teste em humanos de soro contra covid

Soro produzido com base em plasma de cavalos inoculados com o coronavírus produziram anticorpos contra a doença

Butantan espera aval da Anvisa para teste em humanos

Ednilson Maciel

Publicado em: 05/03/2021 às 17:23 | Atualizado em: 05/03/2021 às 17:23

O Instituto Butantan aguarda autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para começar a testar em humanos um soro para tratamento do coronavírus (covid-19).

Nesse sentido, o Butantan espera para a próxima semana essa autorização, disse o presidente do Butantan, Dimas Covas, nesta sexta-feira. Conforme informação divulgada pelo “Yahoo notícias”.

O presidente do instituto disse que o soro, produzido com base em plasma de cavalos inoculados com o coronavírus e que produziram anticorpos contra a doença, será testado em pacientes transplantados de rim.

O local dos testes serão no Hospital do Rim, e em pacientes com comorbidades no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Leia mais

Vacina de Oxford é eficiente contra variante de Manaus da covid-19

Animais

“Os estudos em animais feitos com o que a gente chama de teste de desafio mostraram que esse soro é extremamente efetivo”, disse Covas .

Além do mais, os testes com a aplicação do soro em hamsters, disse Covas, mostraram uma preservação do pulmão do animal e uma redução da inflamação causada pela covid-19.

“Os animais que foram tratados tiveram seu pulmão protegido, ou seja, não desenvolveram a forma fatal da infecção pelo coronavírus”, afirmou.

Leia mais no Yahoo notícias.

Foto: Reprodução / pin it