Butantan recebe doses e IFA para Coronavac voltar à campanha

Com a utilização do IFA recém-chegado e dos imunizantes prontos, o Instituto Butantan pretende alcançar 63,2 milhões de doses entregues

Ferreira Gabriel

Publicado em: 01/07/2021 às 12:34 | Atualizado em: 01/07/2021 às 12:34

Um lote com 1 milhão de doses prontas da vacina contra a Covid-19 CoronaVac, produzido na China, chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na terça-feira (29).

Dessa forma o Instituto Butantan volta a campanha de imunização entregando a remessa ao Ministério da Saúde.

De acordo com o governo de São Paulo, o envio de vacinas prontas foi negociado durante encontro com representantes do laboratório chinês Sinovac. 

Com matéria prima da China, a produção do instituto cobre maior parte das doses da CoronaVac já aplicadas no Brasil.

A falta de matéria-prima foi o que gerou suspensões da produção de CoronaVac entre abril e junho deste ano. O Butantan leva de 15 a 20 dias, a partir da chegada do insumo, para processar, envasar e rotular o imunizante.

Além disso, na prática, o envio de doses prontas da CoronaVac pode representar uma aceleração da entrega das vacinas ao governo federal.

Novo lote de IFA

No sábado (26), um novo lote com 6 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) também chegou a São Paulo.

Conforme o Butantan, ele é suficiente para a produção de 10 milhões de doses da CoronaVac.

A princípio, falta de matéria-prima na última sexta (18), fez paralisar a produção do imunizante em território nacional, após o envio de 2,2 milhões de doses prontas ao governo federal.

O PNI já recebeu ao todo 52,2 milhões de doses da CoronaVac. Dessa forma, com a utilização do IFA recém-chegado e dos imunizantes prontos, o Instituto Butantan pretende alcançar 63,2 milhões de doses entregues.

Leia mais no G1

Leia mais

Ministério manda mais 47,5 mil doses de Astrazeneca ao Amazonas

Foto: Reprodução/GloboNews