Rival de Musk, chinesa BYD promete pĂ´r carro sem imposto no Brasil

Chinesa planeja fĂ¡brica no MĂ©xico para exportaĂ§Ă£o de veĂ­culos para o Brasil, enquanto linha de montagem em Camaçari (BA) inicia produĂ§Ă£o.

Publicado em: 15/05/2024 Ă s 19:37 | Atualizado em: 15/05/2024 Ă s 19:38

O jornalista Alessandro Reis, do portal UOL, publicou matĂ©ria com novidades sobre os planos da BYD no Brasil e no MĂ©xico. Durante o lançamento da picape Shark, a montadora chinesa revelou a possibilidade de estabelecer uma fĂ¡brica no MĂ©xico, o que permitiria a exportaĂ§Ă£o de veĂ­culos para o Brasil sem o pagamento de impostos de importaĂ§Ă£o. Stella Li, vice-presidente global da BYD, confirmou as negociações para essa instalaĂ§Ă£o.

Enquanto isso, a linha de montagem em Camaçari, na Bahia, estĂ¡ em processo de implantaĂ§Ă£o e deve iniciar a produĂ§Ă£o em dezembro.

Inicialmente, os veĂ­culos serĂ£o montados em regime SKD, com a importaĂ§Ă£o de boa parte dos componentes da China.

A previsĂ£o Ă© que, atĂ© o final do primeiro semestre de 2025, a fĂ¡brica esteja operando com peças majoritariamente de origem local, alcançando uma capacidade produtiva de 300 mil veĂ­culos por ano.

Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD no Brasil, destaca que a empresa estĂ¡ expandindo sua presença no paĂ­s, inaugurando sua centĂ©sima concessionĂ¡ria e com planos de chegar a 200 unidades atĂ© o final de 2024.

Quanto Ă  produĂ§Ă£o da picape Shark em Camaçari, Henrique Antunes, diretor comercial da BYD no Brasil, menciona que, inicialmente, os veĂ­culos serĂ£o importados da China, mas nĂ£o descarta a possibilidade de parte da produĂ§Ă£o ser transferida do MĂ©xico no futuro.

A BYD demonstra sua visĂ£o estratĂ©gica ao buscar alternativas para contornar os desafios tributĂ¡rios no Brasil, ao mesmo tempo em que investe na ampliaĂ§Ă£o de sua presença local e na consolidaĂ§Ă£o de sua linha de produĂ§Ă£o.

Esses movimentos refletem o compromisso da empresa em se consolidar no mercado automotivo brasileiro e latino-americano.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o