Calote bilionĂ¡rio de Bolsonaro na Caixa vai ser investigado pelo TCU

Pedido de senador pode revelar como o banco foi usado criminosamente no plano fracassado de reeleiĂ§Ă£o

Publicado em: 29/05/2023 Ă s 18:29 | Atualizado em: 29/05/2023 Ă s 18:31

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) pediu hoje que o TCU (Tribunal de Contas da UniĂ£o) realize uma auditoria financeira na Caixa.

O pedido Ă© baseado em reportagem publicada hoje pelo UOL, que mostrou um calote bilionĂ¡rio e a queima de reservas do banco estatal apĂ³s duas medidas provisĂ³rias assinadas por Jair Bolsonaro em ano eleitoral.

“Os fatos trazidos apresentam resultados lesivos ao ErĂ¡rio. Estes sĂ£o as consequĂªncias de um robusto processo de instrumentalizaĂ§Ă£o da AdministraĂ§Ă£o PĂºblica voltado para a campanha eleitoral. A criaĂ§Ă£o e a instrumentalizaĂ§Ă£o de programas sociais com o Ăºnico objetivo de interferir no pleito Ă© infraĂ§Ă£o grave, pois representa abuso do poder polĂ­tico e econĂ´mico, pois teve o objetivo de impactar na disputa entre candidatos”, declarou Jorge Kajuru, senador da RepĂºblica pelo PSB-GO.

A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) tambĂ©m pediu nesta segunda-feira que o TCU apure os fatos revelados pelo UOL e tome “medidas cabĂ­veis para responsabilizaĂ§Ă£o” do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente da Caixa Pedro GuimarĂ£es.

“Ainda sĂ£o desconhecidos os exatos prejuĂ­zos causados pela utilizaĂ§Ă£o da Caixa EconĂ´mica Federal para abertura de crĂ©ditos na vĂ©spera eleitoral, mas os indĂ­cios jĂ¡ sĂ£o suficientes para concluir pela malversaĂ§Ă£o dos recursos pĂºblicos e rombo causado no banco e no FGTS.”

A deputada ainda pediu que a Procuradoria-Geral Eleitoral investigue os fatos, aplique multa e torne Bolsonaro inelegĂ­vel, “ante os indĂ­cios de abuso de poder econĂ´mico e polĂ­tico e a intenĂ§Ă£o de compra de votos”.

Leia mais no UOL

Leia mais

Bolsonaro planeja fazer vaquinha para pagar indenizações

Foto: DivulgaĂ§Ă£o