Casal produz teste de detecção de covid mais rápido e barato que o PCR

André Pitaluga é pesquisador da Fiocruz e Luísa Rona professora da UFSC - ambos especialistas em doenças tropicais, como a malária

Casal produz teste de detecção de covid mais rápido e barato que o PCR

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 07/07/2021 às 09:21 | Atualizado em: 07/07/2021 às 09:21

Um casal de pesquisadores brasileiros produziu um teste para covid mais rápido e barato que o PCR, que ficou muito conhecido durante a pandemia.

Sobretudo, André Pitaluga é pesquisador da Fiocruz e Luísa Rona professora da UFSC – ambos especialistas em doenças tropicais, como a malária.

Segundo o G1, Luísa conta que a ideia para começar a desenvolver o teste veio após a dupla ouvir a reclamação de um vizinho: ‘Nossa, a gente pagou muito caro. Mais de R$ 300 e vai ficar pronto 3 dias só’.

Como resultado, neste caso, o custo do novo kit é de cerca de R$ 30 reais, já foi patenteado e a autorização de uso será pedida a Anvisa.

Bem como, segundo o casal, o teste rápido e barato pode ser feito pelo método mais tradicional, que usa o swab nasal e até pela saliva.

“Quando a gente fez o teste usando o swab, a gente começou a fazer exatamente igual ao PCR, a nossa sensibilidade foi de 96%”, diz Luísa.

Conforme André, o casal passou a fazer bem recentemente a mesma testagem que tinha feito tudo de novo.

“Só que com amostras de saliva coletadas em jejum. Então, a gente vai na casa de todos os pacientes que doam saliva pra gente foi pra 98%”, conta André.

Leia mais no G1.

Leia mais

Universidade Federal desenvolve teste sorológico 20 vezes mais barato

Foto: Reprodução/Tv Globo