Cientistas testam remédio com 94% de eficácia contra coronavírus
Cientistas também desenvolvem equipamento de inteligência artificial para testar suspeitas de coronavírus.

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 15/04/2020 às 14:06 | Atualizado em: 15/04/2020 às 14:14
Cientistas brasileiros vão testar, em 500 pacientes, um medicamento, quase sem efeitos colaterais, com eficácia de 94%. O antídoto atua em células infectadas pelo coronavírus, com resultado, no máximo, em um mês. A reportagem é do Correio Braziliense.
A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (15/4), pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.
Segundo Pontes (foto), país também desenvolve equipamento de inteligência artificial para testar pessoas com suspeita de covid-19.
De acordo com Pontes, a resposta é em um minuto e o teste utiliza reagentes nacionais.
“Vacinas demoram mais do que o reposicionamento de drogas, mas estamos trabalhando com vacina dupla, tanto para Influenza quanto para a Covid”, disse.
“Só a ciência pode combater o vírus”, ressaltou Pontes.
Sigilo
O ministro não divulgou o nome do remédio para “não haver corrida” às compras. Isso porque é um fármaco conhecido, amplamente disponível no mercado, de acordo Marcelo Morales, secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
“Teremos nas nossas mãos, desenvolvido no Brasil, no máximo, na metade de maio, a solução de um tratamento, com remédio disponível inclusive em formulação pediátrica”, afirmou Pontes.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/arquivo