Com 36 atingidos pelo coronavírus, Maduro restringe voos na Venezuela
Medida foi tomada devido o aumento do número de casos confirmados de coronavírus no país

Ferreira Gabriel
Publicado em: 18/03/2020 às 09:58 | Atualizado em: 18/03/2020 às 09:58
O governo venezuelano restringiu na terça-feira, dia 17, voos nacionais e internacionais no país. Esta medida foi tomada devido o aumento para 36 o número de casos confirmados de coronavírus no país.
Conforme anunciou a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, “No processo de detecção diária de casos de coronavírus na Venezuela” foram identificados “três novos casos” em homens. Estes residentes no leste de Caracas. Segundo Rodriguez, “A região da capital é agora a de maior incidência de casos, com 11 pessoas infetadas”.
Além disso, o Instituto de Aviação Civil da Venezuela (Inac) anunciou a restrição de todos voos nacionais e internacionais no país.
“O Inac informa ao povo venezuelano que a partir de 17 de março se restringem as operações aéreas de aviação geral e comercial, para e dentro da República Bolivariana da Venezuela, reforçando as ações de segurança e saúde em todo o território” venezuelano.
Sobretudo o instituto acrescentou que “apenas estão autorizados os voos, pousos e decolagem de carga e correio”.
Com 36 casos confirmados de Covid-19, a Venezuela está desde segunda-feira, dia 16, em “quarentena social coletiva”. Pois busca evitar a propagação do vírus.
Desse modo a população pode circular apenas na área de residência, por estar restrita a circulação por terra entre os 24 estados do país.
Patrulhamento constante
Milhares de militares e policiais patrulham cidades e estados. Eles exigem o uso de máscaras de proteção às pessoas que caminham. Bem como para entrar nos supermercados, farmácias e hospitais. Estes que são os únicos estabelecimentos comerciais autorizados a permanecer abertos, embora em horário reduzido.
Contudo os supermercados, majoritariamente de portugueses, é limitado o número de pessoas que podem estar ao mesmo tempo no interior. Dessa maneira os clientes esperam em filas à porta, mantendo distância de 1,5 metro por pessoa.
Em suma desde sexta-feira passada a Venezuela está sob “estado de alerta”. Portanto permite ao Executivo tomar “decisões drásticas” para combater a pandemia de Covid-19.
Conforme constituição do país, o estado de alerta tem duração de 30 dias, prorrogáveis por igual período.
Suspensão de voos internacionais
Como resultado da pandemia, desde 13 de março, a Venezuela suspendeu os voos provenientes da Europa. Assim como da Colômbia, do Panamá e da República Dominicana. Dessa forma sendo também restrita a entrada de pessoas provenientes de alguns país asiáticos. Por exemplo, Irã, do Japão e da Coreia do Sul.
Além das escolas, os clubes culturais e recreativos em Caracas estão fechados. Mas continua sendo obrigatório usar máscaras de proteção no metrô. Sobretudo no sistema ferroviário, que presta serviço apenas a trabalhadores dos serviços básicos de primeira necessidade.
Com efeito o acesso às praias e parques está também interditado.
Números da Pandemia
De fato o coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infectou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.
A partir disso, das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 81 mil se recuperaram da doença.
Este surto começou na China, em dezembro de 2019. Em seguida espalhou-se por mais de 146 países e territórios. Nesse sentido levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar situação de pandemia.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução
Leia mais