Área de comércio da ZFM no Amapá livre para exportar aos franceses

Amapá rio Oiapoque

Publicado em: 29/06/2019 às 13:04 | Atualizado em: 29/06/2019 às 13:04

A Área de Livre Comércio e Zona Franca Verde de Macapá-Santana, ligados à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no estado do Amapá, vai ser beneficiada com o acordo de exportação firmado pelo governo federal com a França no encontro do G20, que acontece no Japão.

No próximo dia 1º, o primeiro carregamento de exportação brasileira vai chegar à Guiana Francesa por meio da ponte sobre o rio Oiapoque, no Amapá.

Os franceses da Guiana vão receber máquinas e equipamentos para fábrica de biomassa em Saint Georges. Outro carregamento envolve cosméticos, alimentos, material de higiene pessoal e outros bens de consumo.

Uma reunião logo no início de julho vai resolver questões fronteiriças para facilitar os negócios entre os dois países.

A área de comércio da ZFM no Amapá tem potencial para exportar diversos produtos para os franceses, principalmente de insumos regionais. Os mesmos incentivos fiscais concedidos no polo industrial de Manaus podem ser aplicados no Amapá, como a isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para matérias-primas regionais.

Outra vantagem da área de comércio do Macapá é sua posição geográfica estratégica para exportação via rio Amazonas. Por ele, os produtos podem chegar aos mercados americano e europeu.

Leia mais na coluna “Painel”, da Folha.

 

Leia mais

Senadores de Rondônia e Amapá solidarizam-se com a ZFM

 

Foto: Reprodução/YouTube