Coronavac é liberada na Anvisa para crianças de 3 a 5 anos

Apesar de as crianças não serem o rosto da pandemia, elas podem estar entre as maiores vítimas

Coronavac é liberada na Anvisa para crianças de 3 a 5 anos

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/07/2022 às 09:03 | Atualizado em: 14/07/2022 às 09:03

A Coronavac foi liberada ontem (13) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em reunião extraordinária.

Agora, a vacina evitará o agravamento da covid para o público de 3 a 5 anos. Conforme disse p relatório da agência reguladora.

Segundo O Globo, a Anvisa também pediu explicações do Instituto Butantan, que produz a Coronavac, sobre a efetividade do imunizante diante de novas variantes do coronavírus.

A diretora Meiruze Freitas a vacinação de crianças de 3 a 5 anos pode ajudar a evitar que elas fiquem gravemente doentes se contraírem a doença.

“A vacinação de crianças também pode ajudar as famílias, proporcionando maior confiança aos pais cujos filhos frequentam creches, escolas e outras atividades”, avalia.

É que apesar de as crianças não serem o rosto da pandemia, elas podem estar entre as maiores vítimas.

Ainda segundo a publicação, o esquema vacinal é o mesmo para adultos. Ou seja, duas doses com intervalo de 28 dias.

Dessa forma, caberá ao Ministério da Saúde definir a disponibilidade das doses às crianças.

Para o gerente-geral de Avaliação de Produtos Biológicos (GGBIO), Gustavo Mendes, as evidências científicas disponíveis mostram benefícios na aplicação. Eles disse ainda que pareceres das sociedades médicas também subsidiaram a orientação.

Leia mais em O Globo.

Leia mais

Cartórios registram mais mortes por covid de crianças de 5 anos

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF