O Ministério da Saúde enquadrou mais nove países em nível de alerta para o novo coronavírus, entre eles Itália, Alemanha e França.
O motivo é que esses países possuem voos diretos para o Brasil.
De acordo com o governo brasileiro, isso implica que quem chegar vindo desses países e apresentarem sintomas serão considerados suspeitos de ter a nova doença.
Como resultado dessa ampliação do alerta, o número de países nessa situação passou para 16.
Além dos europeus, Austrália, Filipinas, Malásia, Cingapura, Irã e Emirados Árabes passam a integrar a lista. Já constavam China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Japão, Vietnã e Tailândia.
Apenas no Irã, conforme o governo, 15 pessoas morreram infectadas pela doença. E divulgou que entre os infectados está o vice-ministro da Saúde.
Enquanto isso, a Turquia fechava sua fronteira com o Irã e cancelava voos por conta da doença.
Mas, nesta terça, teve de desviar um voo vindo do Irã para a capital Ancara. A explicação é que no avião havia um passageiro suspeito de estar infectado com o vírus.
Leia mais
ONU alerta para risco de pandemia com o avanço do coronavírus
Entrada e saída
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, a inclusão segue critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Portanto, essa medida foi tomada com base em dados fornecidos pelos países sobre a transmissão do vírus.
Por exemplo, a China. Até a sexta-feira, só o país constava na lista. Resumidamente, nesse país asiático já há mais de 77 mil casos de coronavírus, com mais de 2.500 mortes.
Segundo explicou o secretário, o Brasil entrou em emergência nacional após a OMS declarar emergência internacional.
Disse ainda que o Ministério da Saúde não impõe nem orienta restrição para a entrada ou a saída de pessoas no país.
Tampouco estão vetadas as viagens para locais afetados pelo vírus, como a região da Lombardia, na Itália. É que nessa região, 11 cidades foram isoladas pelo governo. A medida é resultado de sete mortes confirmadas.
Leia mais no Valor e no G1 .
Foto: Tyrone Siu/ Agência Brasil