Coronavírus mata mais diabéticos do tipo 1 que do 2, diz estudo

O estudo da NHS confirma que a diabetes aumenta significativamente o risco de morte nos quadros de coronavírus

Publicado em: 20/05/2020 às 13:16 | Atualizado em: 20/05/2020 às 13:16

Uma pesquisa do sistema público de saúde do Reino Unido (NHS) revelou que infectados pelo novo coronavírus que têm diabetes tipo 1 são mais propensos a morrer do que aqueles com diabetes tipo 2.

Conforme publicação do Portal UOL, a notícia foi divulgada hoje pelo site britânico The Guardian.

O estudo confirma que a diabetes aumenta significativamente o risco de morte nos quadros de coronavírus.

Dessa forma, uma em cada três mortes por coronavírus entre pessoas hospitalizadas na Inglaterra foi associada ao diabetes.

Pessoas com diabetes tipo 1, a forma autoimune da doença, têm três vezes e meia mais chances de morrer se contraírem o vírus do que os não diabéticos.

Os diabéticos tipo 2, aqueles com a forma intimamente ligada a excesso de peso, têm duas vezes mais chances de morrer do que os não diabéticos.

Contudo, nove em cada dez diabéticos têm o tipo 2 e muitos são obesos.

A idade, no entanto, é o maior fator de risco determinante para a morte entre os diabéticos com qualquer forma da doença.

Os menores de 40 anos têm um risco muito baixo em comparação com aqueles com mais de 40 anos e especialmente se comparados aos idosos.

Pessoas com diabetes tipo 1, que geralmente são diagnosticadas na infância, tendem a ser mais jovens do que aquelas com tipo 2.

De acordo com o principal autor da pesquisa, Jonathan Valabhji, o estudo “mostra a extensão do risco de coronavírus para pessoas com diabetes e os diferentes riscos para aqueles com diabetes tipo 1 e tipo 2”.

Leia no UOL.

 

Leia mais

Pesquisadores do AM criam biossensor que identifica evolução do coronavírus

 

 

Foto: Divulgação

 

 

Tags